Substância levemente inflamável oferece capacidade de refrigeração semelhante à do R-410A e eficiência energética aprimorada, segundo o fabricante

Por REPÓRTER DO FRIO

Fluido refrigerante Opteon XL41 (R-454B)
Novo produto da linha de HFOs da Chemours “é um substituto ambientalmente sustentável de alto desempenho para o R-410A em ares-condicionados, bombas de calor e chillers”, diz a presidente da área de fluidos refrigerantes da companhia, Alisha Bellezza | Foto: Divulgação

A Chemours lançou oficialmente o fluido refrigerante R-454B, uma mistura à base de hidrofluorolefina (HFO) levemente inflamável (A2L) que será comercializada sob a marca Opteon XL41 e destinada, inicialmente, ao mercado norte-americano de sistemas de ar condicionado dutados residenciais e comerciais leves.

O lançamento foi anunciado em 10 de maio durante uma coletiva de imprensa on-line de uma hora com executivos da indústria química e de três fabricantes de equipamentos – Carrier, Johnson Controls e Rheem – que já adotaram o novo fluorquímico.

Forte candidato à substituição do hidrofluorcarbono (HFC) R-410A no mercado de refrigeração e ar condicionado nos próximos anos, o Opteon XL41 possui, de acordo com o Quinto Relatório de Avaliação (AR5, na sigla em inglês) do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), potencial de aquecimento global (GWP) 78% menor que o do R-410A e 31% menor que o do HFC R-32, seu principal concorrente.

“A Chemours está entusiasmada com o lançamento comercial do Opteon XL41 na América do Norte”, disse a presidente da área de soluções térmicas e especializadas da companhia, Alisha Bellezza.

Segundo ela, o novo produto da linha de HFOs da empresa “é um substituto ambientalmente sustentável de alto desempenho para o R-410A em ares-condicionados, bombas de calor e chillers”.

“O Opteon XL41 oferece o equilíbrio ideal entre sustentabilidade, desempenho e facilidade para futuras aplicações”, salientou. A executiva também informou que as temperaturas de descarga da mistura são muito mais próximas das do R-410A que as do R-32.

“Nosso principal objetivo é ajudar nossa indústria a fazer uma transição sem sobressaltos dos HFCs para as soluções do nosso portfólio Opteon”, acrescentou Bellezza, lembrando que o XL41 possui capacidade de refrigeração semelhante à do R-410A e proporciona eficiência energética até 5% maior, dependendo do projeto e das condições do sistema.

Depois de um extensivo programa de pesquisa e testes, a Carrier concluiu que “o R-454B é o melhor substituto para o R-410A”, conforme ressaltou o presidente da área de climatização residencial e comercial leve da empresa na América do Norte, Justin Keppy.

“Ele oferece excelente desempenho em condições normais e extremas de operação, temperaturas de descarga mais baixas, maior confiabilidade e redesign mínimo de projetos existentes”, enfatizou.

O presidente da Rheem, Mike Branson, disse que o Opteon XL41 ajudará a multinacional a cumprir seus compromissos de reduzir o impacto ambiental da fabricação dos seus produtos.

“Estamos a caminho de atingir esses objetivos e superá-los antes do 100º aniversário da Rheem em 2025”, revelou o executivo.

A Johnson Controls já está convertendo todas as suas unidades residenciais e comerciais leves, além de alguns chillers, para utilizar o novo fluido refrigerante da Chemours, de acordo com o gerente de meio ambiente do fabricante de equipamentos, Chris Forth.

Antes de selecionar o Opteon XL 41, a companhia avaliou “várias alternativas de baixo GWP, levando em consideração diversos fatores, incluindo segurança, eficiência, capacidade de refrigeração, compatibilidade de material, riscos regulatórios e facilidade de serviço”.